Terceiro Setor Online Você no século do conhecimento

A TechSoup Brasil é uma iniciativa da ATN – Associação Telecentro de Informação e Negócios em parceria com a TechSoup Global que ajuda organizações sem fins lucrativos a obter produtos e recursos tecnológicos para o crescimento de suas atividades. A principal tarefa do programa é a doação de licenças de software para as entidades do Terceiro Setor que desenvolvem projetos sociais. A TechSoup Brasil conta com parceiros como a Microsoft, Symantec e SAP que disponibilizam seus produtos para doação. As organizações podem ter acesso ao que tem de melhor em tecnologia à uma fração do custo!

Website: http://www.techsoupbrasil.org.br

Gestão e Desenvolvimento no Terceiro Setor

1 Comentário

Por Valter Cegal

Administrar uma Organização Social é um desafio muito grande. É preciso saber cuidar da gestão de uma organização que não visa lucro, e sim efetua a reutilização do lucro, e também depende de parcerias e doações. A Alavanca Social, em parceria com a ATN/TechSoup Brasil e IBM, estarão capacitando Gestores de Organizações Sem Fins Lucrativos através de cursos em 10 cidades brasileiras, possibilitando o treinamento dos mesmos para replicarem o aprendizado para outras pessoas e organizações. O NGO Toolkit é um projeto que auxilia o uso de Ferramentas para Gestão, Desenvolvimento e Conexão em Instituições do Terceiro Setor.
A gestão é um processo continuo e dinâmico, por isso deve ser realizada através de um bom planejamento e desenvolvimento. O primeiro ponto a ser ressaltado, é o fato de o terceiro setor ser uma rede de colaboração. Por ter origem em uma difusão setorial, recebe apoio através de parcerias. É preciso definir os colaboradores por prioridade e grau de importância. São “Stakeholders” todas as pessoas e grupos de interesse da organização. Essa rede de colaboração deve ser preservada pela organização, pois atuar em redes colaborativas permite o seu crescimento.
Faz parte da administração de uma organização o comprometimento com a sua Identidade Organizacional. É muito importante que ela seja bem esclarecedora. A missão é o que dará direção e significado às organizações. A visão estabelecerá aonde quer chegar a determinado tempo. E os valores da organização devem ser apresentados para garantir os princípios éticos e morais. Através dessas atividades, os objetivos, metas, recursos e divisões de tarefas poderão ser estabelecidos. Esse é o planejamento estratégico que qualquer negócio (seja governamental, privado ou social) deve criar. O planejamento juntará a identidade organizacional para criar estratégias dentro dos princípios e valores da organização. Faz parte de uma técnica administrativa para ordenar as ideias permitindo criar uma visão do caminho que a organização deve seguir.
A gestão deve levar em conta, igualmente, a sustentabilidade e perceber que isso é mais que o respeito pelo meio ambiente. É a atuação em projetos para melhorar o seu relacionamento com a sociedade. Manter uma relação responsável da organização com os seus stakeholders é ter uma responsabilidade social. Para obter suas metas, é preciso levar em conta os grupos de interesses relacionados. Afinal, as organizações estão voltadas para a percepção e satisfação de cada pessoa e, por isso devem procurar oferecer serviços de qualidade, buscando na experiência empresarial o conhecimento e ferramentas capazes de aprimorar suas ações. A gestão de qualidade é esta prática para controlar e melhorar os processos da organização.
O ponto mais importante para uma organização social é a captação e a mobilização de recursos. Há muitos métodos e fontes de recursos, como mala direta, telemarketing, sorteios e eventos. A comunicação é uma grande aliada para a captação de recursos. Investimentos em ações de comunicação e marketing é uma alternativa eficiente para conquistar novos apoiadores.
Por fim, é preciso ter em mente que a tecnologia está sempre a serviço dos negócios e de seus desenvolvimentos. Administrar uma organização é uma tarefa intimamente ligada à tecnologia. As organizações precisam estar cientes das inovações tecnológicas e usá-las a seu favor. Nos últimos tempos houve um forte crescimento no volume de dados e informações que recebemos. Mas, não basta conseguir reter essas informações, é preciso saber acessá-las e usá-las adequadamente. É neste momento que entra a tecnologia para ajudar neste processo. Além de permitir segurança no armazenamento de dados, facilita e aumenta a produtividade. A rotina e organização são estabilizadas. A tecnologia é uma forma de tornar as organizações mais sustentáveis, através da virtualização dos documentos, sendo desnecessário o uso de papéis para todas as tarefas. A tecnologia acompanha a dinâmica da gestão, possibilita eficiência e eficácia no acesso às informações necessárias e às práticas da organização.

Compartilhe:
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • StumbleUpon
  • Delicious
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • BlinkList
  • Digg
  • MSN Reporter
  • Myspace
  • Posterous
  • Reddit
  • Sphinn
  • Tumblr

    Um Comentário para “Gestão e Desenvolvimento no Terceiro Setor”

    1. Parabéns Valter Cegal pela brilhante explanação.

      Marcelo Mozzilli (27 de novembro de 2012 às 13:51)

    Comentar

    © Terceiro Setor Onlinne - 2014 | Todos os Direitos Reservados